TIQUES E TOURETTE

 VOCÊ CONHECE ALGUÉM COM TIQUES?

Os tiques podem se manifestar de duas formas: podem ser tiques motores ou tiques vocais. 
Os tiques motores se refere a algum gesto que a pessoa faz e os tiques vocais se referem a algum som que a pessoa produz.
Por definição os tiques são movimentos motores ou vocalizações súbitos, rápidos, recorrentes e não ritmados.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS TIQUES

Uma das coisas mais importantes para compreender os tiques é entender bem a sua fenomenologia (como eles acontecem), que isso vai ajudar a fechar o diagnóstico e excluir os outros diagnósticos diferenciais.

SENSAÇÃO PREMONITÓRIA DOS TIQUES

Os tiques são classicamente precedidos por uma sensação premonitória, que a criança pode descrever como uma pontada, cócegas, calafrio, formigamento ou sensação de aperto ou como uma vaga sensação de desconforto. Isso é muitas vezes complicado, porque as crianças menores frequentemente não conseguem fazer essa descrição.

O TIQUE PODE SER SUPRIMIDO

Por definição, os tiques são involuntários, mas podem ser suprimidos por algum período de tempo, mas às custas de elevada tensão emocional. Essas duas primeiras características são muito úteis para ajudar no diagnóstico, principalmente na diferenciação de outros movimentos anormais.

OS TIQUES SÃO INTERMITENTES

Os tiques são também intermitentes: aumentam e diminuem com frequência ao longo do tempo.

OS TIQUES SÃO SUGESTIONÁVEIS

Eles podem ser sugestionáveis, isso significa que quando se fala sobre os tiques, se cria uma urgência em realiza-los. Um indivíduo pode também sentir a necessidade de realizar o tique de modo específico, ou repeti-lo, até que tenha a sensação de que o tique saiu “direito”.

QUANDO O TIQUE PIORA?

Podem ocorrer em “ataques” “cluster” durante o dia e podem ser precipitados por estresse ou ansiedade. Em algumas outras crianças, os tiques podem ser piores com o relaxamento, por exemplo após a escola. Essas crianças suprimem os tiques o máximo possível durante o horário da escola e relaxam quando estão no ambiente seguro de casa. 

COMO FAZER O DIAGNÓSTICO DE TIQUES?

O diagnóstico é baseado em uma história cuidadosa, com revisão das doenças prévias e da história familiar. 
O exame neurológico nos pacientes é quase sempre normal a não ser pela presença dos próprios tiques.

PRECISA FAZER RESSONANCIA OU TOMOGRAFIA?

A neuroimagem não é necessária para diagnóstico.

CLASSIFICAÇÃO DO DSM-5

Se a criança tiver tiques motores e ou vocais, que iniciaram antes dos 18 anos e duraram menos que 01 ano, se encaixa no TRANSTORNO DE TIQUE TRANSITÓRIO.

Se ela apresentou tiques motores ou vocais durante mais de 12 meses, encaixa no TRANSTORNO DE TIQUE PERSISTENTE .

E se tanto tiques motores quanto fônicos estiverem presentes por mais de 01 ano (não necessariamente ao mesmo tempo), o diagnóstico de SÍNDROME DE TOURETTE pode ser feito.

É importante saber que a severidade da doença não aumenta ao se fazer o diagnóstico de síndrome de Tourette, sendo que muitas crianças tem seus tiques brandos.

QUAL A IDADE DE INÍCIO DOS TIQUES

Geralmente surgem por volta dos 4 aos 6 anos e pioram na adolescência (por volta dos 10 e 12 anos - pico da gravidade). Os tiques podem aumentar e diminuir em intensidade ao longo do tempo e não é incomum que um determinado tipo de tique desapareça e dê lugar a um outro tipo de tique, ou que desapareça por um tempo e reapareça depois. 

TRANSTORNOS ASSOCIADOS

A comorbidade na SÍNDROME DE TOURETTE é frequente. A maioria dos pacientes tem algum problema comórbido.

Um estudo com mais de 3000 crianças mostrou as seguintes comorbidades:
-TDAH (60%)
- TOC (27%)
- Distúrbio de aprendizagem (23%)
- Transtorno de conduta / transtorno desafiador de oposição (15%).

QUAL O TRATAMENTO DOS TIQUES?

Primeiro passo é educar sobre a Síndrome de Tourette, suas comorbidades e sua história natural. Expectativas de tratamento realistas são importantes de comunicar com a família porque os tiques podem não desaparecer completamente.
E as famílias quando compreendem ficam satisfeitas quando os tiques mais problemáticos melhoram.

Intervenção é indicada quando sintomas do Tourette interferem nas interações sociais, escolares e no trabalho, atividades da vida diária ou causando desconforto, dor ou lesão.
É feita atraves de terapia comportamental e com medicamentos. O objetivo do tratamento é reduzir a frequência dos tiques para melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade. 


Gostou do assunto? Fique sempre de olho aqui no site e em nossas redes sociais!

Atendemos em Juiz de Fora/MG e por teleconsultas.

Estamos aqui para te ajudar! Conte comigo! Grande abraço.  

Por Dra. Belisa Lopes Alvares Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 70210 RQE 47227

(32)98862-7222

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222