TDAH

SERÁ QUE É TDAH?

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma das condições neuropsiquiátricas mais comuns da infância e adolescência.
Os sintomas são classificados em 02 categorias:

. desatenção
.hiperatividade/impulsividade

E a pessoa pode se enquadrar em apenas uma ou nas duas categorias. Você sabe quais os sintomas de cada?

TDAH APRESENTAÇÃO DESATENTA

. não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas
. tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer
. parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele
. não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações
. tem dificuldade para organizar tarefas e atividades
. evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado
. perde coisas necessárias para atividades
. distrai-se com estímulos externos
. é esquecido em atividades do dia-a-dia

TDAH APRESENTAÇÃO HIPERATIVA/IMPULSIVA

. tem dificuldade de permanecer sentado quando isto é necessário (por exemplo, dentro da sala de aula)
. responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas
. não pára ou está frequentemente a “mil por hora”
. inquietação excessiva (está sempre mexendo os pés, levantando da carteira, andando de um lado para o outro)
. corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado
. tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma
. fala em excesso
. tem dificuldade em esperar sua vez
. interrompe os outros ou se intromete

Lembrando que nem sempre todos os sintomas estão presente na mesma pessoa e no mesmo momento da vida.

VOCÊ SABIA?

🧠O TDAH é o transtorno neuropsiquiátrico mais comum em crianças e adolescentes ocorrendo em cerca de 5% (ou 1:20) das crianças em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado.

🧠 Acomete mais o sexo masculino, na proporção de 04 meninos para 01 menina, sendo que as meninas manifestam com mais frequência a apresentação desatenta.
🧠 O TDAH é um transtorno familiar. Parentes de primeiro grau de pacientes apresentam risco cinco a dez vezes maior de desenvolver o transtorno em comparação com a população em geral.
🧠 Os sintomas do TDAH variam de acordo com a idade, ou seja, o quadro na infância é diferente do quadro na adolescência e na vida adulta.
🧠 O TDAH pode vir acompanhado de outras condições, como transtorno opositor desafiador (TOD), transtorno de conduta (TC), deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem, transtornos da linguagem, do sono, enurese, transtornos do desenvolvimento da coordenação motora, transtornos depressivos e de ansiedade, tiques e transtornos do espectro autista (TEA).

COMO É O TRATAMENTO DO TDAH?

🧠 Como é o tratamento do TDAH? É baseado principalmente em 02 pilares. O primeiro é a terapia comportamental (que envolve o aprendizado de mecanismos para a própria pessoa e seus familiares lidarem com os sintomas) e o outro pilar é a terapia medicamentosa.

Quando falamos sobre o tratamento com medicamentos, temos diversas opções disponíveis. São divididas em 02 classes: a classe dos psicoestimulantes e dos não psicoestimulantes.

💊 Os mais comuns e os mais usados, são os psicoestimulantes. Nessa classe entra o Metilfenidato com suas variações (Ritalina, Ritalina LA, Concerta), que apesar de terem o mesmo princípio ativo, tem diferença importante no seu mecanismo de ação e por consequência também no preço 💰.

Por exemplo, a Ritalina comum tem duração mais curta, cerca de 2 a 4 horas, sendo que muitas vezes o paciente tem que fazer uso 2 ou 3 vezes ao dia do medicamento. Isso já não observamos na Ritalina LA e no Concerta, que tem duração mais prolongada (Ritalina LA de 6 a 8 horas e Concerta de 8 a 10 horas). O Venvance por sua vez, não tem como composto o Metilfenidato, e sim a Lisdexanfetamina. Ele tem uma duração ainda maior (de 12 a 14 horas).

Além do tempo de duração do medicamento, eles também variam em outros aspectos, como tempo para início da ação, pico da dose, perfil de efeitos colaterais, entre outros.

💊 A classe dos não psicoestimulantes também é bastante utilizada em alguns casos e envolve medicamentos como Imipramina, Nortriptilina, Bupropiona, Clonidina.

E qual a melhor opção? Após passar pela consulta, seu Neurologista irá fazer a escolha do melhor medicamento, por isso é importante consultar com um médico que tenha experiência neste tratamento!!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Atendemos em Juiz de Fora/MG e por teleconsultas. Estamos aqui para te ajudar! Grande abraço. 

Por Dra. Belisa Lopes Alvares Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 70210 RQE 47227

(32)98862-7222

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222