PARALISIA CEREBRAL

O QUE SIGNIFICA PARALISIA CEREBRAL?

Quando eu uso o termo PARALISIA CEREBRAL, eu estou me referindo apenas a função motora daquele paciente, principalmente a função da postura e do movimento.
Eu não estou me referindo a inteligência e nem ao comportamento dessa pessoa. Isso gera uma confusão muito grande. Vemos muita gente usando o termo PARALISIA CEREBRAL de forma errada.

-> Vou explicar melhor: quando falo que uma criança tem PARALISIA CEREBRAL, eu estou falando que ela tem uma alteração motora que surgiu no início do seu desenvolvimento geralmente antes dos 02-03 anos de idade, e que não é uma alteração progressiva, não evolui e não vai piorando ao longo do tempo.
Um exemplo muito comum: uma criança que foi muito prematura, teve um sangramento intracraniano nos primeiros dias de vida e ficou com uma sequela na marcha, para caminhar. Então neste caso, podemos chamar de PARALISIA CEREBRAL, pois estamos falando sobre o déficit motor (ou seja da força e movimento dos membros inferiores), o insulto aconteceu antes dos 02 anos de vida e não é progressivo, não piora ao longo dos anos.

A PARALISIA CEREBRAL PODE VIM ACOMPANHADA DE OUTRAS CONDIÇÕES?

Os pacientes com PARALISIA CEREBRAL frequentemente têm outras condições associadas como alteração na comunicação, linguagem, inteligência e sensibilidade.

COMO É CLASSIFICADA A PARALISIA CEREBRAL?

Nós dividimos a PARALISIA CEREBRAL em 3 grandes grupos:

. PARALISIA CEREBRAL espástica
. PARALISIA CEREBRAL atáxica
. PARALISIA CEREBRAL discinética (coreoatetotica ou distônica)

Sendo a espástica o subtipo mais comum, que se refere principalmente a grande rigidez muscular que observamos nos membros acometidos. Esses subtipos e suas manifestações dependem principalmente do local do cérebro que foi acometido.

COMO É O TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL?

Os pacientes com diagnóstico de PARALISIA CEREBRAL são acompanhados ao longo de sua vida pelo Neurologista, além da equipe de reabilitação, com Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Alguns casos podem se beneficiar de medicação para controle da coordenação e da rigidez muscular, além do tratamento de possíveis comorbidades, como epilepsia.


Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para nos enviar. Conhecimento é poder e estamos aqui para te ajudar.

Atendemos em Juiz de Fora/MG e por teleconsultas.

Um grande abraço. Até a próxima!

Por Dra. Belisa Lopes Alvares Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 70210 RQE 47227

(32)98862-7222

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222