NEUROPSIQUIATRIA
O que é a Neuropsiquiatria?
A Neurologia Comportamental ou ainda Neuropsiquiatria tem como objeto de trabalho os aspectos clínicos e patológicos dos processos associado à atividade mental, como por exemplo, as funções cognitivas, os estados emocionais e o comportamento social.
Os domínios cognitivos de interesse incluem atenção, memória, linguagem, processamento perceptivo, atividades motoras, atividades "frontal" ou "executiva" (operações adaptativas de resolução de problemas, conceituação abstrata, visão, planejamento,
e sequenciamento).
Avanços na neurociência cognitiva proporcionados pelo cérebro funcional técnicas de imagem, métodos eletrofisiológicos e neuropsicologia cognitiva experimental nutriu a evolução contínua e o crescimento da Neurologia Comportamental como uma subespecialidade neurológica.
O que trata a Neuropsiquiatria e a Neurologia Comportamental?
Aplicando avanços na pesquisa em neurociência básica, a Neurologia Comportamental está expandindo nossa compreensão das bases neurobiológicas da cognição, emoções e comportamento social. A Neurologia Comportamental e Neuropsiquiatria compartilham algumas áreas comuns de interesse.
A Neurologia Comportamental abrange três tipos gerais de síndromes clínicas:
i) distúrbios cerebrais difusos que afetam a cognição e o comportamento (por exemplo, delírio e demência)
ii) síndromes neurocomportamentais associadas a lesões cerebrais focais (por exemplo, afasia, amnésia, agnosia, apraxia)
iii) manifestações neuropsiquiátricas de distúrbios neurológicos (por exemplo, depressão, mania, psicoses, ansiedade, alterações de personalidade, ou transtornos obsessivo-compulsivos, que podem acompanhar doenças como epilepsia, doença cerebrovascular, lesão cerebral traumática ou esclerose múltipla).
Estas categorias podem ser etiologicamente subdivididas em primárias (por exemplo, neurodegenerativas) e secundárias (por exemplo, tóxico-metabólico sistêmico) distúrbios cerebrais, ou com base no desenvolvimento, hereditário ou esporádico
(adquirido) modo de ocorrência.
Quais as habilidades da Neuropsiquiatria e Neurologia Comportamental?
Essa especialidade requer uma combinação única de conhecimentos e habilidades
que estão além do escopo de um neurologista geral, incluindo experiência em:
i) neuroanatomia funcional aplicada na correlação de achados clínicos com marcadores cerebrais estruturais e funcionais fornecidos por métodos de neuroimagem e eletrofisiológicos
ii) administração e interpretação de exames do estado mental, incluindo avaliações neuropsicológicas e neuropsiquiátricas
iii) bases neuroquímicas e manejo farmacológico de transtornos cognitivos, emocionais e comportamentais
Para mais informações assista aos outros vídeos do nosso canal no YouTube Casal Neurologista.
E o mais importante é ser ético, conhecer os seus limites, a demanda e a capacidade de ajudar seu paciente. Sempre o trabalho em conjunto colaborativo e não competitivo entre os especialistas das duas áreas é o melhor caminho!
Conte comigo, conhecimento é poder e eu estou aqui para lhe ajudar.
Por Dr. Emerson de Paula Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 71385 RQE 47146