NEURALGIA

Qual a diferença entre Neuralgia e Neuropatia?

A neuralgia é definida como dor paroxística na distribuição de um nervo específico, mas que exerce sua função normal. A neuropatia é definida como um distúrbio da função ou alteração patológica do nervo.

As dores decorrentes em geral são intensas descritas como em facadas ou fincadas, tem duração curta e vêm em surtos, tendem a gerar grande incomodo ao paciente que fica agitado pela dor.

Quais são as principais neuralgias e neuropatias cranianas dolorosas que causam dor craniofacial (na cabeça e na face)?

• Neuralgia do trigêmeo, caracterizada por paroxismos recorrentes de dor de muita intensidade na distribuição de um ou mais ramos do nervo trigêmeo na face. São desencadeadas por estímulos inocentes como vento, toque e água.
• Neuralgia glossofaríngea, definida como dor paroxística em áreas inervadas pelos nervos cranianos IX e X, compreendem a área da língua, garganta, mandíbula e orelha.
• Neuralgia do nervo intermedius, uma doença rara caracterizada por breves paroxismos de dor sentida no canal auditivo, dentro da orelha
• Neuralgia occipital, caracterizada por dor aguda paroxística na distribuição do nervo occipital maior, menor e / ou terceiro, às vezes acompanhada por sensação diminuída ou disestesia na área afetada da cabeça.
A síndrome oculossimpática paratrigeminal consiste em dor facial constante em queimação unilateral com hipestesia e / ou disestesia na distribuição da divisão oftálmica do nervo trigêmeo, juntamente com ptose e miose.
• A neuropatia oftalmoplégica dolorosa recorrente é caracterizada por ataques repetidos de paralisia de um ou mais nervos cranianos oculares, geralmente o nervo craniano III, com cefaleia ipsilateral.
• A síndrome da queimação bucal é caracterizada por uma sensação de queimação intraoral para a qual nenhuma causa médica ou dentária pode ser encontrada. A dor pode ser restrita à língua, ou apenas à ponta da língua, e pode estar associada a disestesia, alteração do paladar e / ou sensação de boca seca.
• A dor facial idiopática persistente é caracterizada por dor facial e / ou oral persistente na ausência de um déficit neurológico. Uma pequena cirurgia ou lesão no rosto, dentes ou gengivas podem iniciar os sintomas, que persistem após a cicatrização sem uma causa local clara. A dor é comumente sentida na prega nasolabial ou em um lado do queixo, mas pode se espalhar para áreas maiores do rosto e pescoço. A dor facial idiopática persistente é um diagnóstico de exclusão.

O que se sente na dor neuropática?

A dor neuropática deve ser diferenciada da dor nociceptiva, aquela causa por uma inflamação local, por exemplo. O paciente relata que o mais característico da dor neuropática é sensação de formigamento, fincadas como alfinetes e agulhas, queimação ou choque elétrico.

O que é a dor neuropática?

A dor neuropática consiste em um distúrbio central ou periférico da modulação da dor, como resultado de uma resposta inadequada a danos ou patologia do sistema nervoso. Frequentemente, o dano ao sistema nervoso resulta em apenas uma perda de função (por exemplo, dormência, fraqueza), mas pode também resultar na dor neuropática.

O que causa a dor neuropática?

As causas da dor neuropática são múltiplas e variadas. As mais comuns são periféricas, ou seja, em membros e tronco, por exemplo, neuropatia diabética dolorosa, neuralgia pós-herpética, trauma nervoso, doenças autoimunes.

Para mais informações sobre dor neuropática e neuropatias, assista aos outros vídeos do nosso canal no YouTube Casal Neurologista e visite o conteúdo do nosso Instagram @casal.neurologista.

Conte comigo, conhecimento é poder e eu estou aqui para lhe ajudar.

Por Dr. Emerson de Paula Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 71385 RQE 47146 

(32)98862-7222

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222