DISLEXIA

 Todas as crianças que apresentam problemas de aprendizagem devem ser avaliadas em busca da origem do problema!

A dificuldade de aprendizagem pode ter diversas origens:
. origem social
. origem pedagógica
. origem neurológica

O QUE SIGNIFICA ISSO?

 Quando falo que pode ser origem social me refiro às condições em que a criança está inserida em seu meio. Por exemplo, uma criança em contexto de pobreza, violência doméstica ou em seu bairro, família com muitos problemas de convivência, falta de rotina, falta de incentivo, provavelmente será uma criança com grandes problemas de aprendizado.

Quanto à origem pedagógica: significa o método de ensino que está sendo usado com essa criança. Essa origem é muito relacionada então com a escola e com as habilidades dos professores. 

Já a origem neurológica é o que vamos abordar melhor nessa página!

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

O transtorno de aprendizagem da leitura é chamado de DISLEXIA. A DISLEXIA é uma dificuldade inesperada em aprender a ler, apesar da inteligência normal, escola dando o apoio necessário e motivação presente.
É causada por déficit nas habilidades básicas da leitura com o paciente tendo dificuldade na decodificação, na fluência e na compreensão da leitura.
O principal problema na DISLEXIA é o déficit no processamento fonológico (a capacidade de quebrar as palavras faladas e escritas em unidades de som).

Na prática vemos as seguintes características:

. leitura lenta, imprecisa e que exige grande esforço
. dificuldade em compreender o que é lido
. confusão entre letras que se assemelham visualmente (como p/b/q/d) ou com letras que se assemelham auditivamente (como p/d, v/f, d/t)9i
. baixo desempenho em provas escritas, mas bom desempenho nas provas orais

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA DISLEXIA?

A DISLEXIA tem diagnóstico clínico, ou seja, é feita após uma conversa criteriosa, alguns testes e exame físico. Não é necessário exames complementares. Não é preciso fazer eletroencefalograma, tomografia ou ressonância.

Importante lembrar o que NÃO É DISLEXIA:
. problemas de visão ou audição que impedem o aprendizado adequado
. deficiência intelectual (antigo retardo mental)
. dificuldade de leitura antes dos 07 anos (antes da criança ter tido a oportunidade efetiva de aprendizagem)

TENHO DISLEXIA. MEU FILHO TAMBÉM TERÁ?

A criança tem mais chance de ter DISLEXIA quando tem uma história familiar presente! Por exemplo, quando tem um dos pais também com dislexia.

Também é fator de risco para DISLEXIA a pobreza, prematuridade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade [TDAH], depressão, exposição pré-natal ao álcool, epilepsia, neurofibromatose, distúrbios cromossômicos (por exemplo, síndrome do X frágil, síndrome de Turner), certas condições médicas crônicas (por exemplo, diabetes mellitus tipo 1) e história de infecção ou irradiação do sistema nervoso central.


Aqui no nosso consultório fazemos avaliação criteriosa dos transtornos de aprendizagem! Trabalhamos sempre em equipe e juntamente com a escola para ter o melhor resultado possível.

Se você quer saber mais sobre DISLEXIA ou sobre demais condições neurológicas, acompanhe nosso canal no Youtube e no Instagram @casal.neurologista.

Atendemos em Juiz de Fora/MG e por teleconsultas.

Conte sempre comigo! Informação é poder! Estou aqui para te ajudar. Um grande abraço.

Por Dra. Belisa Lopes Alvares Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 70210 RQE 47227

(32)98862-7222

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222