Seu primeiro passo é aprender sobre TDAH NO ADULTO

O que é o TDAH?

A resposta aqui não pode ser apenas Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Se você chegou aqui nessa página é porque você quer entender mais sobre esse transtorno, certo?

Então vamos lá, o TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento, assim como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI). Quando falamos em Neurodesenvolvimento estamos nos referindo a fenômenos que ocorrem durante o desenvolvimento e a maturação do sistema nervoso central, cérebro principalmente. Se ocorrerem de forma diferente do esperado, leva a algumas alterações de funcionamento do órgão, que bem sabemos é super nobre a todos nós.

Esse desenvolvimento diferenciado do cérebro, vamos resumir assim, leva a uma variação na forma como os neurônios se conectam e também na forma como a parte externa, córtex cerebral, se desenvolve.

Na sessão Neurologia Cognitiva deste site você encontra o resumo de algumas funções corticais do cérebro. Vamos entender que cada parte do cérebro é responsável por uma função diferente do cérebro. Por exemplo, porções laterais internas são responsáveis pela memória, porções posteriores são responsáveis pela visão.

No caso do TDAH, a porção frontal é a que está acometida, ali ocorreu a questão relacionada ao neurodesenvolvimento.

Quais as causas do TDAH?

Você já aprendeu que o TDAH é uma variação do desenvolvimento cerebral. Agora vamos responder o que leva a essa variação.

Entendemos hoje que são fatores neurobiológicos. Ou seja, fatores intrínsecos ao próprio paciente. Dentre esses fatores a genética é o grande fator associado. É exatamente por isso que vemos tantos familiares, pais e filhos, acometidos pelo transtorno.

Aqui é muito importante lembrar que ser genético não necessariamente quer dizer ser hereditário. No nosso Instagram @casal.neurologista, você encontra posts explicando a diferença.

No caso do TDAH, há grande hereditariedade. Por isso, "passa" de pai para filho.

Estamos acostumados a ver doença que são causadas pelo gene X ou Y, mas no caso do TDAH ainda não foi descoberto um único gene que levaria ao problema. Entendemos que hoje é multigênico, ou seja, decorrente da ação de vários genes.

É frequente o TDAH no adulto?

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns da infância e da adolescência, frequentemente persiste em adultos.

Antes pensava-se que a maioria desaparecia no adulto, agora muitos estudos descobriram que a maioria das pessoas com diagnóstico de TDAH na infância continua a atender aos critérios para o transtorno na idade adulta.

Estudos epidemiológicos, estes que nos mostram o quanto o problema é comum, estimaram a prevalência atual em 4,4% nos Estados Unidos.

Outros transtornos costumam ocorrer junto com o TDAH em adultos, incluindo transtornos depressivo e ansiedade, transtorno de uso de substâncias e transtorno explosivo intermitente. Eles podem muitas vezes dificultar o diagnóstico do TDAH e é por isso que vemos muitos pacientes sendo tratados para esses problemas sem ainda ter tido o diagnóstico do TDAH.

Como é feito o diagnóstico do TDAH no adulto?

O TDAH em adultos é caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e inquietação, resultando em comprometimento funcional.

Além disso, temos o grande comprometimento das funções executivas, que é muito comum e geralmente é o que mais chama atenção dos pacientes. Nesse ponto há dificuldade de organização, planejamento e execução.

A desregulação emocional é frequentemente observada nesses pacientes.

Assista os nossos vídeos dessa página e do nosso Instagram @casal.neurologista descubra muito mais sobre os sintomas do TDAH no adulto.

Em relação ao diagnóstico, ele é feito através da avaliação clínica. Não é necessário e nem mesmo recomendados realizar exames complementares, ressonância ou eletroencefalograma ou qualquer outro, para se estabelecer o diagnóstico.

É muito comum a dúvida sobre quantas consultas é necessário para se estabelecer o diagnóstico. Em geral ele pode ser dado em apenas um atendimento. Entretanto, há casos em que pode ser necessário a participação do Psicologia ou da Neuropsicologia na elaboração do diagnóstico. Em geral é necessário nos casos leves ou nos casos em que os critérios diagnósticos não sejam prontamente atendidos.

Como é feito o tratamento do TDAH no adulto?

Acredite, a discussão sobre tratamento daria páginas e mais páginas de texto. Vou trazer para você o mais importante, os principais passos do tratamento. Aqui mesmo nessa página tem um vídeo "Como é a minha consulta da TDAH?" e vale a pena você assistir para entender mais sobre o tratamento.

Vamos lá! Para a maioria dos adultos com TDAH apenas, sugerimos a primeira linha de tratamento que é feita com os psicoestimulantes. São as anfetaminas e o metilfenidato.

Para adultos com TDAH com déficits proeminentes no funcionamento executivo (de organização, planejamento e execução), o tratamento medicamentoso é complementado pela terapia cognitivo-comportamental (TCC). Nesse caso é muito importante a adesão a psicoterapia, porque é exatamente ela que vai orientar a como contornar os problemas causados pelo TDAH.

Agora, para adultos que tenham também ansiedade e depressão, o tratamento apresenta particularidades. Vocês já aprenderam que ansiedade e depressão são muito comuns junto com o TDAH, por isso devemos estar sempre atentos a esses problemas.

Lembrem-se, nosso Instagram @casal.neurologista está cheio de material sobre TDAH. Vem com a gente.

Se você já está de consulta marcada, assista esse vídeo!

Esse vídeo traz grande parte das informações que eu passo nas minhas consultas para TDAH. Se você já assisti-lo antes da nossa primeira consulta, vai ser ótimo para podermos já esclarecer eventuais dúvidas.

Quais os sintomas de TDAH no adulto?

Clique abaixo tenha acesso ao questionário ASRS18 para você conhecer os sintomas do TDAH no adulto. Não deixe para depois, teste agora!

Existe TDAH NO IDOSO?


Conte comigo, conhecimento é poder e eu estou aqui para lhe ajudar.

Por Dr. Emerson de Paula Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 71385 RQE 47146 

Visite agora nosso site exclusivo sobre TDAH e aprenda muito mais!

www.tdahevida.com.br

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222